Blocos de solo e cimento

Porque ainda usar um sistema de construção lento, artesanal e dispendioso como os blocos de oito furos?

Quando se fala nesta atitude, rapidamente vem a cabeça o sistema de steel frame e drywall, onde se consegue levantar uma casa inteira em 15 a 20 dias, com muito menos disperdício e grande durabilidade. Além de tudo se pode facilmente reordenar o layout interno sem aferar o resto da construção. Porém este sistema se alinha mais com o mundo corporativo, onde se precisa de extrema eficiência, rapidez, modularização e flexibilidade, para o uso deste sistema precisa-se de uma equipe altamente treinada no ofício.

Esse pedreiro tem um carro melhor que o seu!

1. Esse pedreiro tem um carro melhor que o seu!

Porém há outro sistema que atende em parte estes aspectos e é eficiente porém pouco difundido. O bloco de solo e cimento, disponível em diversos tamanhos, é mais resistente que um bloco de oito furos (cerca de 6 mpa dependendo da mistura), é modulado, não tem tantas imperfeições e tem niveis de atenuação sonora e inércia térmica melhores que o oito furos.

2. Blocos de solo e cimento

2. Blocos de solo e cimento

Ele tem algumas vantagens na eficácia do processo construtivo… depois de alinhada a primeira fileira manualmente, apenas um prumo de pedreiro garante a regularidade da parede (velocidade construtiva), pode-se assentá-los apenas com uma bisnaga de cola branca (vantagem econômica) ou a tradicional argamassa, a estrutura e as tubulações de água, energia e etc… descem diretamente pelos furos do bloco, não é preciso quebrar e remendar a parede de novo (vantagem econômica e visual), o reboco é bem mais fino (cerca de 1 cm) devido a regularidade do bloco e não é preciso nenhuma preparação previa na parede para aplicação dele.

3. Uso prático do bloco

3. Uso prático do bloco

Mas a maior vantagem, eu considero que seja o simples treinamento da equipe, qualquer pessoa com algumas dicas simples pode produzir com cimento e a terra certa uma boa mistura, prensar o bloco, curá-lo (não é queimado) e sair construindo por aí!

Máquina manual para prensar os blocos

4. Máquina manual para prensar os blocos

Imagens: 1. www.rd.com/74676/ article74676.html 2. www.quebarato.com.br/ classificados/maquina-ti… 3. denis_hamai 4. www.quebarato.com.br/ classificados/maq-tijolo…

About these ads

1 Response to “Blocos de solo e cimento”


  1. 1 edumanzi 29/04/2010 às 8:38

    Terra do buraco da piscina na parede do ginásio

    Mais ecológico do que usar tijolo solo-cimento é fazê-lo no local da obra, com a terra local. No caso, estou utilizando a terra do buraco da piscina semi-olímpica. Veja fotos da produção em:

    http://edumanzi.wordpress.com/2010/02/23/fabricacao-de-tijolo-solo-cimento/


Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s





Seguir

Obtenha todo post novo entregue na sua caixa de entrada.

%d blogueiros gostam disto: